-->

  • Entenda Tudo Por trás de A Vida de Robson, Sua Agência, Seus Criativos e Sua Mídia


    Faz alguns dias que grande parte da mídia fez matérias e entrevistas falando da revelação do segredo por traz da ação de marketing #avidaderobson.

    Agora que o frenesi passou, resolvi contar um pouco sobre algumas curiosidades por tras da vida desse Figurão, quem criou e sobre a mídia que divulgou tudo isso.

    QUEM CRIOU A VIDA DE ROBSON?

    O cliente por traz da ação era a Associação Brasileira de Out of Home (ABOH), que revelou que o intuito era homenagear justamente a vida real, criamos ‘a vida de Robson’. Um cara comum, que usou a mídia fora de casa, que está no cotidiano das pessoas, para contar a sua história”.

    Porém, A Vida de Robson saiu da cabeça dos criativos Bruno Brasil e Gastão Moreira da agência de publicidade RPTO.

    Uma ideia que tomou proporções do tamanho que esse tipo de mídia desejava: foi parar nas ruas, estações de trem, metrô, esteira de aeroporto e no espaço mais importante: na mente, coação e boca do povo.

    Pessoas que como eu, são curiosas e amam boas histórias contadas pela publicidade.

    Confessei em um artigo recente no site da Dose Publicitária que fiquei um pouco frustrado ao descobrir na revelação que OOH, A Vida de Robson era uma M. de Mídia, ou seja, pretexto para mostrar a importância que tem a mídia de rua como meio de comunicação e espaço para anúncios publicitários.

    Como disse, a boa história compensou, pois mostra que o que vale e saber não apenas criar boas ideias, mas saber adapta-las, usando o espaço em que serão comunicadas como linguagem para se contar uma boa história, e assim, seduzir e vender.

    ESTREANDO COM SUCESSO UMA VIDA DE TRABALHO DURO

    Pelo que percebi a RPTO, agencia de publicidade de onde surgiu toda campanha, é uma recém estreante no mercado publicitário (ao menos, foi o que a postagem na fanpage da agência no dia 15 de outubro me sugeriu).


    Se for isso mesmo, OOH, A Vida de Robson fez com que estreassem um case de sucesso com os dois pés no peito do concorrido mercado publicitário.

    Fato que dialoga e muito com uma agência de publicidade que promete em letras de neon “Work Harder” (trabalho pesado) e entregar um repertório de ideias.

    VOCÊ SE LEMBRA DO VOLTA MARI? ÓTIMA ESSA SUA MEMÓRIA, OOH!

    Por falar em repertório, a Vida de Robson já nasceu com bagagem e inspiração. Isto porque o criativo Bruno Brasil (que já passou pelas agências de publicidade Publicis Brasil, PS10 Propaganda e Soluções, Loducca), há três anos fez parte de uma ação semelhante.

    Em 2013, a Ótima, empresa responsável pelos abrigos de ônibus em São Paulo, lançou a ação “Volta, Mari”, usando os espaços publicitários desses pontos para espalhar frases de um suposto sujeito arrependido apaixonado, que implorava o perdão de Mari, sua amada.

    A criação foi da agência de publicidade PS10 Propaganda e Soluções, e como na Vida de Robson, o “Volta, Mari”, gerou a mesma curiosidade e especulação de todos.


    Uma das hipóteses que me lembro terem cogitado, foi se tratar de uma ação de marketing das paçoquinhas Amor, já que as cores e layout das peças eram bem semelhantes a da iguaria de amendoim.

    Grande parte da repercussão e discussão sobre a ação também se concentrou em uma fanpage criada especificamente para o “Volta, Mari”.

    A revelação do segredo por trás de “Volta, Mari”, aconteceu algumas semanas depois em 18 de novembro. O objetivo e o segredo era o mesmo da Vida de Robson: demonstrar o potencial e a eficácia da mídia exterior em mobiliário urbano.


    "A campanha ‘Volta Mari’ foi uma oportunidade para avaliarmos o impacto e potencial de viralização de uma ação nos abrigos de ônibus, uma vez que esta mídia atinge, 24 horas por dia, pessoas de diferentes classes, idades e de ambos os sexos”, explicou Alessandra Caramico, diretora de Marketing da Otima.

    ÓTIMA PUBLICIDADE NO PONTO CERTO

    Desde então, parece que o apelo tem dado certo. Temos vistos muitas marcas usando e abusando das mídias de ruas para divulgar ações de marketing publicitário.

    A Ótima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano surgiu em 2012 e ficou responsável por instalar e manter os cuidados dos abrigos de ônibus e totens indicativos de parada da cidade de São Paulo.

    O contrato de concessão tem duração de 25 anos, e ao longo desse tempo, a empresa promete completar ótimas bodas de prata e entregar 1.000 mil abrigos e 2.200 totens implantados, atingindo um total de 7.500 abrigos e 14.700 totens, o que torna este um dos maiores contratos de concessão de mobiliário urbano do mundo. Mais um OOH!

    Além disso, a Ótima tem como sócios a Odebrecht Transport, Rádio e Televisão Bandeirantes, APMR Investimentos e Participações e Kalítera Engenharia.

    No caso da ação criada pela agencia RPTO, a principal diferença foi a proporção da ação, já que, enquanto o “Volta, Mari” espalhou mais de 300 cartazes de pontos de ônibus apenas em São Paulo, A Vida de Robson foi parar em totens de horário, aeroportos, estações de trem em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo e de algumas outras cidades nas quais há plataformas de integrantes da Associação Brasileira de Out of Home (Abooh).

    Bem, acredito que foi uma Ótima oportunidade para a empresa GRITAR, OOH MERCADO PUBLICITÁRIO, VEM MIM QUE TÔ FACINHO”!

    Seja usando um grito apaixonado ou expondo a vida de Robson.
    __________________________________________________________________________
    FONTES:

    http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/11/volta-mari-e-acao-de-marketing-de-empresa-de-abrigos-de-onibus-em-sp.html

    http://propmark.com.br/midia/ooh-apresenta-novidades-para-impulsionar-avanco-da-area

    http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/10/17/a-gente-falou-com-o-robson-aquele-do-cartaz.html

    http://www.abmooh.com.br/associados/otima/

    http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/10/17/a-gente-falou-com-o-robson-aquele-do-cartaz.html

    Confira também:
     Propaganda É Isso Aí!: Dica do Livro do Publicitário Zeca Martins | #SabedoriasPublicitarias Os Presidentes da Folha de S. Paulo Tentando Explicar Esse País | #RetroPublicitario     Digital ou Digitau? Itaú Fez Publicidade Para Publicitário Ver? | #CanalDosePublicitária

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Doses em destaque

    Postagens mais visitadas

    Postagens mais visitadas