-->

  • Ator Robin Williams: da Boa Publicidade do Espirito Olímpico a "Olim-piada" Ruim do Rio 2016


    Eu me lembro bem, que no ano 2000, o irreverente ator Robin Williams emprestou sua voz para celebrar a humanidade na campanha publicitária que serviu para ajudar a divulgar os preparativos dos jogos Olímpicos de Sydney na Austrália.

    A campanha Celebrate Humanity criada pela agência de publicidade Saatchi & Saatchi foi uma linda homenagem ao espirito olímpico, essa chama que encoraja os atletas a buscarem mais que pódios ou medalhas, mas principalmente superarem seus próprios limites.



    A Humanidade Celebrada nas Olimpíadas

    Robin narrou os valores como a coragem de um atleta, que mesmo se lesionando durante a prova, busca forças para continuar, pois a coragem, diferente da força e velocidade, é um valor que não pode ser medido.

    Relembrou, que, nos jogos Olímpicos, você não precisa ser o primeiro para vencer, se referindo ao time de atletismo da Nigéria que nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 comemorou como ouro o Bronze conquistado nos 400 metros.



    A Olimpíada de Mau gosto de Robin Williams

    Os anos se passaram, e em novembro de 2009 o Brasil se tornaria sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. Foi uma festa para os Brasileiros.

    Dias depois de confirmado, eis que surge novamente Robin Williams, que não perdeu a oportunidade de fazer mais uma linda homenagem ao espirito olímpico. Só que não.

    O ator participa como entrevistado do programa Late Show (GNT), de David Letterman quando fez uma piada sobre como o Brasil teria conquistado o direito a sediar os jogos olímpicos.

    Foi ai que o angu desandou meus filhos. Robin Williams disse que o Brasil mandou 50 “strippers” e meio quilo de pó para Copenhague, local ocorreu a eleição da cidade sede entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

    “Chicago enviou [a apresentadora] Oprha Winfrey e a Michele Obama e o Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó” dizia a anedota do Ator que finalizou dizendo que “não foi justo”.

    Ai, ai, ai. Num guento. Pois é, a piada pegou mal, e o pais da piada pronta não gostou nada e tratou de condenar e repercutir a imagem de espirito de porco que o ator passou com sua piada de péssimo gosto.

    As Desculpas pela Má "OlimPiada" do Rio 2016

    Dois anos depois, em 2011 o ator finalmente se manifestou aos brasileiros sobre sua piada. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo Robin, disse que para fazer a piada se baseou na época sobre algumas notícias que leu sobre o país e a cidade maravilhosa.

    “Eu li um artigo sobre os assaltos e sequestros no Brasil. Daí escolheram o Rio, sabe? Soube que alguns políticos brasileiros ficaram realmente bravos comigo. E eu só sabia falar: “Tudo Bem” e Obrigado [...] Droga, ofendi todo mundo! Me desculpe. É o que acontece com comédia.  É tarde demais para se desculpar, está dito. Sinto muito, mas isso é comédia”. Disse o ator, que não perdeu tempo novamente para questionar a reportes se esses tipos de crimes que ele leu aconteciam ou não no Rio de Janeiro.

    “Li que, no Rio, depois das 22 horas, você pode ultrapassar o sinal vermelho, para evitar assaltos, É verdade?

    O Ator faleceu em 2014 após cometer suicídio.

    Robim Willans merece ser lembrado aqui no Retrô Publicitário por sua valorosa contribuição para o mundo da propaganda, realizando um celebre participação nos comercias que ressaltaram a importância do espirito olímpico e também por sua coragem de admitir o erro e pedir desculpas.

    Fontes:

    Sobre a campanha Celebrate Humanity:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Celebrate_Humanity

    https://stillmed.olympic.org/Documents/Reports/EN/en_report_808.pdf

    As Desculpas de Robim Williams:

    http://www.estrelando.com.br/nota/2011/11/23/robin-williams-pede-desculpas-por-criticar-as-olimpiadas-no-rio-129062.html

    Sobre a morte de Robim Wiliams:

    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/11/mulher-de-robin-williams-comenta-morte-nao-foi-depressao-que-o-matou.html
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Doses em destaque

    Postagens mais visitadas

    Postagens mais visitadas