• Quem são os Cumplicies de Um Resgate Que Sequestraram a Audiência do You Tube Para TV?


    Anovela infantil Cúmplices de Um Resgate do SBT além de ter sido um sucesso com a garotada, alavancado a audiência do canal, revertido altos lucros na venda de produtos relacionados a marca também foi considerado o conteúdo televisivo com maior visualizações no You Tube Brasil.

    Na noite de terça-feira, 13 dezembro de 2016, o SBT exibiu o último capítulo da trama Cúmplices de um Resgate, trama escrita por Íris Abravanel. No portfólio de dramaturgia da emissora de Silvio Santos,  esta é Terceira novela do gênero infanto-juvenil a ocupar o horário nobre. Antes as novelas a ocupar este espaço erma Carrossel e Chiquititas.

    Cúmplices de Um Resgate gerou para o SBT novos recordes em termos de produtos licenciados e no YouTube que superou a marca de 1,5 bilhão de visualizações. Para completar esse sucesso, o clipe da música Para Ver se Cola (que faz parte da novela) ocupou o primeiro lugar na lista do Google em 2016 na categoria TV e Cinema, superando a incrível marca de 42 milhões de visualizações.

    Isto ajuda a desconstruir o cenário catastrófico para a TV que seria engolido pela geração de entretenimento protagonizado por youtubers.

    O conteúdo da TV pode ameaçar a produção de conteúdo no You Tube?

    Tem muito criador de conteúdo que não está nada Contente com a TV roubando a audiência de muitos youtubers na plataforma de vídeo mais visitada e vista da internet.

    O Youtuber Contente do canal Cont TV, em seu vídeo REVOLTADO CONTRA O YOUTUBE BRASIL, fala que "O YouTube mudou seu algoritmo para PREJUDICAR os criadores de conteúdo abaixo de 1 milhão de inscritos e muitos YouTubers nacionais e GRINGOS têm as provas (já mostrei prova em vídeo, aqui no canal). Este é um protesto digno e justo contra o que a equipe de desenvolvimento do YouTube está fazendo com o website de vídeos que — se caso continuar assim — poderá chegar ao seu fim".

    Muitos garotinhos espertinhos, lá nos primórdios do You Tube, levantavam a bandeira de se criar um levante de entretenimento, protagonizado por garotos e garotos com um quarto, uma câmera na mão e uma opinião para compartilhar em vídeo.

    Será que essa mina de oportunidade e ouro em forma de visualizações transformadas em monetização, agora pode estar sendo ameaçada pelo conteúdo produzido pelos grandes canais de televisão convencionais que estão invadindo o espaço no You Tube?

    O Sequestro de conteúdo da TV para You Tube

    Estão surgindo cada vez mais canais que simplesmene gravam conteúdo que passou na TV e o replicam no You tube. No linguajar, kibando os programas da televisãoe postando no Youtube.

    Uma rápida procura na plataforma e você vai encontrar centenas de videos com os últimos capitulos da novela, a entrevista polêmica, tragedias, algo que o Faustão falou, etc.

    E se parar para pensar, como a TV convencional dificilmente repete um conteúdo em sua programação, quando passa algum programa (Globo, SBT, etc) e não assistiu, o comportamento quase natural é corremos para o canal oficial da emissora.

    Se não encontrarmos é quase certo que algum outro perfil no You Tube subiu o conteúdo para ficarmos por dentro da programação.

    No caso, nesses canais fake, tudo sem seguir as "diretrizes" de fair use do You Tube, que é quando por exemplo, você apenas utiliza trechos e imagens de terceiros de forma contextualizada  para criar um conteúdo próprio.

    Infelizmente, essas regras nem sempre são cumpridas, respeitadas e o pior, o You Tube, com seus algorítimos malucos (leia-se robozinho com parafuso solto) acaba cometendo injustiças e punindo quem resolve seguir a risca todas as regras, como aconteceu comigo, no meu vídeo em que faço uma analise critica sobre o filme Obrigado por Fumar, em que me utilizo de inserções que complementam minha argumentação.

    Além disso, para fica claro que faço questão de usar conteúdo de terceiros de forma amigável e justa, em todos os meu videos insiro um GC com o selo de Fair Use, reforçando e facilitando a analise de quem possa querer questionar meus conteúdos.

    O mais curioso, é que é possível assistir o filme Obrigado Por Fumar na íntegra no You Tube sem quaisquer problemas para o sujeito que kibou em seu canal.


    Fontes:

    http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/12/13/os-numeros-de-cumplices-de-um-resgate.html

    http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/12/08/os-campeoes-de-audiencia-no-youtube-em-2016.html
  • 0 comentários:

    Postar um comentário