-->

  • Nana Nenêm, que a Apple Promete Neutralidade de Carbono 100% até 2030

    Este é o Idan. Nascido em 2020, já faz parte da Geração Alpha e a Apple promete presenteá-lo com um mundo nível ZERO em pegada ambiental.


    A CANÇÃO DE NINAR DA APPLE SOBRE SEU COMPROMISSO AMBIENTAL
    Em novo anúncio, a marca promete tornar sua pegada de carbono inexistente em 10 anos
    A delicadeza e fofura em ver uma criança dormindo tranquilamente os sonhos dos anjos é o gatilho emocional que a Apple usa em seu vídeo comercial, para a nós e próxima geração, como irá se comprometer em não emitir carbono na atmosfera terrestre.

    Nascida neste conturbado ano de 2020, o pequenino protagonista da peça se chama Idan
    e representa a *Geração Alpha, crianças nascidas neste fim e começo de década.

    É por meio das micro reações da criança, provocadas pelos estímulos sussurrantes do sujeito oculto do pai, que a linguagem e narrativa do comercial se faz presente na força discursiva da peça.

    No vídeo a Apple se posiciona como empresa que irá se esforçar em gerar produtos com neutralidade de carbono 100% até o ano de 2030. Compromisso esse que é recitado, sussurrado feito poema publicitário para Idan. Versos da promessa do compromisso da Apple na luta contra as mudanças climáticas.




    A data limite será até seus 10 anos de idade.
    Será que nessa idade, será comum para essa geração poder ter seu primeiro Iphone?

    A voz da figura oculta representa um pai, encantado com o soninho de Idan, fica observando a beleza de alguém que ainda nem sabe, mas crescerá num mundo herdado por avós, avôs, pais, mães, filhos e filhas que foram coparticipantes nas decisões de deixar as pegadas que impactam o planeta de agora, em níveis sociais, políticos e ambientais.

    Realidade planetária que influenciará diretamente o mundo que a criança do comercial encontrará em seu décimo aniversário.

    O texto (ou sussurro), da promessa da Aplle diz:

    Olá, Idan.
    Que nome bonito.
    Significa Mágica.
    Você não nos conhece,
    não entende o que vamos dizer,
    mas um dia, Idan, você entenderá.
    Porque queremos fazer uma promessa.
    Queremos que você nos cobre,
    e todo ano, por muitos anos,
    manteremos nosso compromisso.
    Uma promessa entre você, nós e o planeta.
    Prometemos que tudo o que produzimos,
    o jeito como produzimos.
    E até as formas de usar
    Serão carbono neutro até seu décimo aniversário.
    Pode não parecer grande coisa para você, Idan.
    Acredite, não é uma promessa fácil de manter.
    Mas vamos mante-la.
    Nós prometemos.

    Ao final, como assinatura, a empresa nos convida a acessar o site apple.com/br/2030 onde podemos ver, em detalhes, quais ações e medidas a empresa está tomando para que sua promessa seja de fato vista e experienciada como possível de se alcançar.

    Para reforçar a possibilidade real de seu compromisso, dados do Relatório de Progresso Ambiental da Apple em 2020, a empresa da maçã mordida conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 35%. Um significativo número alcançado por tomadas de decisões que incluem:


    • - Uso de 100% de eletricidade renovável em todas as lojas, escritórios e centros.


    • - Criando a tríade do iPhone 11 a partir de 100% de elementos de terras raras reciclados.


    • - Implementação do Programa de Energia Limpa do Fornecedor, que reduziu sua área ocupada em 4,4 milhões de toneladas.


    • - Produção de um MacBook Air com mais de 40% de conteúdo reciclado.

    E mesmo que a Apple tenha empreendido tanto na redução de sua pegada ecológica e, além disso, também invista na restauração de florestas, pântanos e pastagens para remover o carbono naturalmente, ainda são esforços que contrastam com os 25,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono que a empresa gerou no ano passado (2019). Desse resultado, 76% são emissões provenientes da fabricação de produtos da marca.

    De onde vem suposto banho de água fria?

    Da própria empresa, que divulgou uma declaração junto com o anúncio que informa que os esforços ecológicos listados acima não foram suficientes. E é diante desse desafio que a Apple faz essa audaciosa promessa a Idan e para próxima geração que nasce com ele:

    Uma pegada de carbono inexistente - da fabricação ao transporte e à recuperação de materiais em fim de vida - até 2030.

    O adjetivo audacioso não é a toa, pois o que está sendo prometido ao pequeno Idam (e nós, consumidores) será feito em 10 anos, 20 anos a menos que o índice estabelecido pela meta do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.


    Algumas medidas que Apple afirma estar tomando para cumprir a promessa de emitir carbono zero.

    Tim Cook, CEO da Apple, disse ao site ADWEEK que "A ação climática pode ser a base para uma nova era de potencial inovador, criação de empregos e crescimento econômico durável. Com nosso compromisso com a neutralidade do carbono, esperamos ser uma onda no lago que cria uma mudança muito maior".


    E neste roteiro de compromissos climáticos, a promessa da Apple se desdobra em ações como:


    • - Design de materiais com baixo teor de carbono e reciclados, expandindo a eficiência energética.


    • - Manter o compromisso de usar 100% de energia renovável em suas operações, fazendo melhorias tecnológicas nos processos e materiais - como o desenvolvimento do primeiro processo direto de fundição de alumínio sem carbono.


    • - Remoção de carbono em ecossistemas naturais.

    Em conjunto a isso, a empresa ainda segue com seus esforços de Impact Accelerator, recém implementado como parte da Racial Equity and Justice Initiative, que investiu US $ 100 milhões da Apple. Valor que será revertido à empresas pertencentes a minorias e amigas do ambiente, que geram resultados positivos na cadeia de suprimentos da Apple e em comunidades que são desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas.

    "O racismo sistêmico e as mudanças climáticas não são questões separadas e não respeitarão soluções separadas", afirmou Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais da Apple, em comunicado.

    "Temos uma oportunidade geracional para ajudar a construir uma economia mais verde e mais justa , uma onde desenvolvemos indústrias totalmente novas na busca de dar à próxima geração um planeta que vale a pena chamar de lar".

    Segue declaração completa da Apple, com seu posicionamento sobre a ação:


    A Apple é neutra em emissão de carbono, mas isso não é o suficiente.

    Atingimos esse objetivo em abril de 2020. Temos orgulho de poder dizer que nossas instalações, as emissões da empresa e até nossas viagens corporativas não aumentam o carbono no planeta. Usamos energia totalmente renovável e investimos na recuperação de florestas, zonas úmidas e pastagens para eliminar o carbono de maneira natural.

    Tudo isso é apenas o começo. Temos uma meta completamente diferente em vista. Costumamos dizer que é um plano ambicioso. Até 2030, toda a nossa emissão de carbono deixará de existir: dos processos de fabricação, passando pelo transporte até a recuperação de material no final do ciclo de uso. A Apple, como um todo, será 100% neutra em emissão de carbono. Usaremos energia renovável e materiais reciclados em toda a nossa cadeia de fornecimento, vamos recuperar ecossistemas naturais ao redor do mundo e reutilizaremos o máximo que pudermos.

    Enquanto criamos os produtos mais inovadores do mundo, também desenvolvemos um processo de fabricação sustentável.

    Muita gente diz que é impossível chegar, de fato, à emissão zero de carbono para fabricar os produtos mais amados em todo o mundo. Nós discordamos. Fique de olho nas nossas ações e comprove.

    Saiba mais em: apple.com/2030

    Fontes usadas nessa matéria:

    https://www.adweek.com/creativity/apple-lullaby-carbon-neutral-2030/

    https://www.apple.com/br/environment/


    Elidio Santos
    Elidio Santos
    Poeta | Escritor Criativo | Especialista em Redação Publicitária e Criação de Narrativas | Inventor dos heterônimos Manay Deô | Salatiel | Aristiliano | Canistro Balthamos | Solenildo | Aster Yrota | Co-Criador do Canal no YouTube Dose Publicitária
    Fale com Elidio Santos - > 📬 elidio.publicitário@gmail.com
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Doses em destaque

    Postagens mais visitadas

    Postagens mais visitadas