-->

  • Digital ou Digitau? Itaú Fez Publicidade Para Publicitário Ver? | #CanalDosePublicitária


    Parece que o Itau fez publicidade para publicitário ver, tanto é que teve que defender o motivo de ter escrito o Digital com U (Digitau), mesmo assim ficou distante da realidade do publico.  

    Um dia a campanha pode até ganhar vários prêmios da área, mas nesta o Itau só colecionou reclamações e vídeos resposta para desenhar literalmente a campanha para as pessoas entenderem a metalinguagem.



    No início do ano (janeiro de 2016) o banco Itaú lançou um comercial para a campanha que divulgaria a campanha Itaú Digitau criado pela agência de publicidade Africa.

    O suposto erro de gramatica, escrever Digital com a letra “u”, é um claro neologismo, em que combinou a palavra Itaú (que em tupi-guarani significa pedra grande) com a palavra digital. Em outras palavras, um trocadilho criado para fixar a nova assinatura da marca.

    O que seria o lançamento do aplicativo para celular do Itaú permitindo que os clientes realizassem diversas operações bancárias na palma da mão, tornou-se uma polêmica.
    No primeiro comercial, crianças cantam uma musiquinha bem lúdica em que praticamente “desenha” para explicar o que é o Ditau com “u”.

    Itaú com seu Digitau deu CONAR

    Foi ai que tudo começou a desandar, pois o fato do comercial ser protagonizado por crianças em idade de alfabetização repetindo uma palavra de forma “errada”, gerou reclamações de diversas pessoas, incluído educadores.

    As reclamações podiam ser vistas nos comentários do vídeo no Youtube, Facebook do itaú, mas foram as denúncias de pouco mais de 30 consumidores no CONAR que levaram o órgão a julgar a campanha sob a alegação de que a propaganda pode induzir crianças a erros de ortografia por conta do "digitau" com "u".

    Na ocasião agência Africa que criou a campanha respondeu a redação do site Adnews:
    A campanha "Itaú Digital" tem como objetivo promover os canais de atendimento digitais do banco, retratando situações cotidianas nas quais os clientes do Itaú ganham tempo ao utilizar os aplicativos do banco no celular.

    Nos materiais da campanha reforçamos que digital é com "L" - a forma ortográfica correta - e que digital com "U" é apenas um jeito bem-humorado e publicitário de apresentar o novo apelido do Itaú para sua atuação no mundo digital."

    Em contrapartida, para apagar o incêndio e tentar, de uma vez por todas, explicar o mau entendido, que foi lançada um vídeo auto-explicativo, para desenhar o conceito do Digitau.

    Desenhando para explicar Digitau com “u”

    No dia seguinte a polêmica, foi lançado o segundo vídeo intitulado “qual a diferença entre digital e digitau”, que de forma simples, utiliza de “emojis” e linguagens textual e de figuras usadas em conversas de WhatsApp e outros aplicativos de conversa como uma forma de tentar apagar o incêndio causado pela polêmica e também aproveitar a oportunidade para divulgar ainda mais o serviço digital do Digitau.

    Publicidade só para publicitário ver e entender

    Enquanto o público tentava entender a diferença, um terceiro comercial estava sendo preparado, desta vez com o objetivo de ser uma provocação para deixar claro a mensagem de que tudo isso não passava de publicidade.

    Na peça, o personagem Chico, instalador de outdoor, explica ao seu amigo de profissão o que “Digital com U é um neologismo, isso aqui é uma metalinguagem”.

    Ou seja, um comercial feito muito mais para publicitários entenderem pelo uso da linguagem e terminologias.

    Confira todos os comerciais da polêmica campanha Publicitária Digitau com U é Itaú:


    Por fim, em março o CONAR decidiu por unanimidade, arquivar o processo aberto contra a propaganda do Itaú, absolvendo a marca pois “o uso de neologismos é comum na publicidade, não vendo na campanha nenhum desrespeito às recomendações do Código”.

    Confira nossa opinião no Programa Dose Publicitária sobre a polêmica do Digitau.
    __________________________________________________________________________
    FONTES:

    http://www.b9.com.br/62973/advertising/itau-explica-o-digitau-e-so-publicidade/

    http://www.infomoney.com.br/negocios/como-vender-mais/noticia/4551967/depois-processo-itau-mostra-diferenca-entre-digital-digitau

    http://adnews.com.br/publicidade/conar-vai-julgar-digitau-com-u-do-itau.html
    http://geekpublicitario.com.br/10566/banco-itau-digitau/

    http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/03/conar-absolve-itau-por-campanha-digitau-e-arquiva-processo.html

    http://www.conar.org.br/processos/detcaso.php?id=4284

    Confira também:
     Planilha Polêmica Expõe como é Trabalhar nas Agências de Publicidade | #DosePublicitária Propaganda É Isso Aí!: Dica do Livro do Publicitário Zeca Martins | #SabedoriasPublicitarias Você Conversa com o Seu "Bráulio"? | #RetrôPublicitário
         


  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Doses em destaque

    Postagens mais visitadas

    Postagens mais visitadas