• A Origem do Dias dos Pais No Mundo – No Brasil é Mais uma Criação de Um Publicitário

    Origem do dia dos Pais - FONTE IMAGEM Freepic

    CONFIRA A HISTÓRIA POR TRÁS DO DIAS DOS PAIS
    De uma homenagem de rosas a um apelo comercial 

    O dia dos pais no Brasil é tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto. A primeira vez que a data foi celebrada por aqui, foi em 1953, no Rio de Janeiro, por meio de uma promoção realizada pelo jornal o Globo.

    O objetivo era acrescentar o dia ao calendário de datas comemorativas do país com o propósito de fortalecer os laços familiares e comerciais com leitores e anunciantes.

    Como surgiu a ideia do dia dos pais no Brasil?

    A ideia foi concebida pelo publicitário Sylvio Bhering, que na época trabalhava como diretor do GLOBO e da Rádio Globo.

    Sylvio Bhering recebendo a medalha do Jubileu publicitário das mãos de Herbert Moses, 1957.
    A direita na foto, Sylvio Bhering recebendo a medalha do Jubileu publicitário das mãos de Herbert Moses, 1957.
    FONTE: 
    http://www.seguinte.inf.br/
    O costume de celebrar o dia os pais, tem origem nos Estados Unidos e Bhering se inspirou na história por trás dessa comemoração.

    A origem em homenagem a um pai viúvo americano

    Segundo conta a história, em 1909, Sonora Louise Dodd, menina norte-americana, resolveu criar a data comemorativa como forma de homenagear seu pai, o veterano da guerra civil, William Jackson Smart.

    A mãe de Sonora morreu durante seu parto e William, o pai, se encarregou de criar dos seis filhos. Para demonstrar o afeto que tinha pelo pai, a jovem iniciou uma campanha para que também existisse uma celebração paterna, assim como a do dia das mães.

    Rosas para celebrar os pais

    Com a ajuda instituições religiosas da região (como a YAMCA, sigla em inglês para Associação Cristã de Moços), após um ano de campanha e envio de uma petição a Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, Sonora conseguiu:

    No dia 19 de junho de 1910, foi comemorado o primeiro dia dos pais, mesmo dia do aniversário do pai de Sonora. Na ocasião a data tinha outro nome, "serviço religioso em homenagem aos pais".

    Para simbolizar a data, eram usadas rosas, sendo as vermelhas dedicadas aos pais vivos e a brancas para os pais falecidos.

    Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart
    Sonora e seu pai, William Jackson Smart., o grande homenageado do dias dos pais nos EUA
    No início, a celebração acontecia a nível local, mas aos poucos foi se espalhando, e fazendo parte da tradição de outras famílias americanas. Depois de 62 anos, em 1972, o dia dos pais foi finalmente oficializado nos EUA pelo então presidente norte-americano Richard Nixon, e desde então é celebrada por lá todo terceiro domingo de junho.

    A Apropriação comercial do dia dos pais na America

    Mas nem tudo são afetos e rosas na origem do dia dos pais na América. De acordo com artigo publicado no site da revista TIME, o grande fator decisivo para oficializar a data, veio através da influência de comercio varejista.

    Segundo a matéria, escrita por Erin Blakemore, “o Dia dos Pais manteve suas raízes no varejo. Em 1938, a Organização Nacional de Varejo de Artigos Secos anunciou planos para “tornar o Dia dos Pais um evento tão importante” como o Dia das Mães, com uma campanha que incluía os produtores de tudo, desde roupas, lenços a artigos esportivos.

    E neste negócio de fixar o dia dos pais, empreendido pelo varejo, havia uma intenção de tornar a data um elemento cultural que fizesse parte da tradição familiar, e que a necessidade de ter que se comprar o presente fosse atenuado.

    “A chave para o sucesso do dia dos pais era fazer com que a comercialização da honra parecesse não comercial”, escreve o sociólogo Ralph LaRossa em seu livro de 1997 A modernização da paternidade: uma história social e política.

    Advertising The Fathers Day

    Levaria mais 33 anos para o feriado - ajudado pelos incansáveis ​​esforços do conselho que queriam criar uma extravagância no varejo no meio do ano - para ganhar impulso suficiente para ser reconhecido nacionalmente, completa Erin na matéria.

    Em resumo, a apropriação da data pelo comercia, se distancia e muito, da intenção e simbolismo pensados por Sonora Louise Dodd, que só queria demonstrar seu carinho pelo pai.

    Sonora Louise Dodd, que para homenagear seu pai, engajou uma campanha para comemorar o dia dos pais
    Sonora Louise Dodd, que para homenagear seu pai, engajou uma campanha para comemorar o dia dos pais.

    No ano de 1974, dois anos depois da oficialização do dia dos pais na américa, Sonora tinha 92 anos e foi homenageada. Ela viria a falecer em 1978, aos 98 anos.

    Voltando a Origem do Dia dos pais no Brasil

    A estreia do dia dos pais no Brasil aconteceu em 16 de agosto de 1953, mesma data em que se comemora o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família.

    O dia do papai (como foi chamada na ocasião) foi uma escolha pensada para reforçar o simbolismo da celebração, já que o catolicismo sempre foi uma religião marcante nas relações culturais e sociais do brasileiro.

    O próprio Sylvio era ligado a Associação Cristã dos Moços -ACM - mesma instituição que ajudou Sonora a criar a data homenagem aos pais nos EUA.

    Exemplar do Jornal O GLOBO, em 1953, divulgando o dia do papai no Brasil
    Exemplar do Jornal O GLOBO, em 1953, divulgando o dia do papai no Brasil

    Esta mesma forma de pensar o conceito da marca de uma data, foi feita no dia dos namorados no Brasil, outra data comemorativa criada por outro publicitário.

    Anúncio do Dia do Papai
    Anúncio do Dia do Papai

    Para fomentar a campanha, diversas entidades de imprensa se uniram para realizar um concurso que premiaria 3 tipos de pais:

    • O pai com maior número de filhos
    • o pai mais jovem
    • o pai mais velho


    A ação, que poderíamos dizer se tratar da primeira campanha publicitária com temática do dia dos pais, premiu na época:

    • um pai com trinta e um filhos
    • um pai de 16 anos
    • um pai de 98

    A campanha de Sylvio, do Jornal O Globo e parceiros deu certo e, nos anos seguintes, passou a estar presente no calendário comemorativo de todo país.

    Promoção do dia do Papai que entrou para o calendário
    Promoção do dia do Papai que entrou para o calendário

    A única alteração na ideia original, foi que seria realizada em todo segundo domingo de agosto, o que combina com os dias das mães, celebrado também no segundo domingo, só que no mês de maio.


    CONSULTE AS FONTES:

    Imagem Freepic
    http://memoria.oglobo.globo.com/institucional/promocoes/dia-dos-pais-9260840

    https://br.guiainfantil.com/cultura/207-dias-e-feriados/438-o-dia-dos-pais.html

    https://www.semprefamilia.com.br/pais-e-filhos/saiba-como-surgiu-o-dia-dos-pais/

    https://time.com/4818592/fathers-day-gift-industry-history/


    Elidio Santos
    Elidio Santos
    Poeta | Escritor Criativo | Especialista em Redação Publicitária e Criação de Narrativas | Inventor dos heterônimos Manay Deô | Salatiel | Aristiliano | Canistro Balthamos | Solenildo | Aster Yrota | Co-Criador do Canal no YouTube Dose Publicitária
    Fale com Elidio Santos - > 📬 elidio.publicitário@gmail.com
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    NAVEGUE PELOS TEMAS DA NOSSA PROGRAMAÇÃO

    _____________________