• Minissérie Dois Irmãos da Globo Estreia Conteúdo Original no Medium


    A rede Globo criou no dia 04 de janeiro um perfil no Medium com o objetivo de publicar textos e conteúdos originais da nova minissérie Dois Irmãos, adaptação dramatúrgica do livro homônimo do escritor Milton Hatoum.

    Dois Irmãos estreia segunda (09/01/2017) e será dividida em 10 capítulos. Em seu perfil no Medium, serão postados periodicamente textos que falam a respeito dos atores e personagens que integram a obra, fotos de bastidores e arquivos.

    Um dos conteúdos postados no perfil, por exemplo, fala a respeito do evento de lançamento do projeto #AssistaAEsseLivro, no qual Dois Irmãos faz parte.

    ,


    Na ocasião, o encontro ficou marcado por juntar Booktubers (youtubers que criam conteúdo voltado a livros e literatura) com Milton Hatoum, autor do livro.

    Toda esta ação criada pela Globo reforça ainda mais a estratégia e esforço da emissora de tentar engajar o público que está na internet e fazer com que se interessem em consumir o entretenimento e conteúdo da televisão.

    O caminho para que esse objetivo possa ser alcançado tem sido adotar as novas linguagens criadas por meio das novas tecnologias proporcionadas pelas redes sociais ou se posicionar com mudanças radicais de elementos da identidade visual da Globo, como por exemplo a vinheta da Globeleza que trocou a nudez por mostrar a diversidade cultural do carnaval. Assunto que gerou um grande impacto (mais positivo que negativo), levando aos top dos Ranking de discussões nas redes sociais.

    A Globo já fez isso antes?

    Algo semelhante a que foi realizado em Dois Irmãos já foi feito pela Globo em dezembro de 2005 com o projeto “Mil Casmurros”, criado pela agência de publicidade LiveAD para promover a minissérie “Capitu” inspirada em uma obra literária, neste caso do clássico Don Casmurro de Machado de Assis.

    Em paralelo a exibição da minissérie foi disponibilizado uma plataforma de leitura coletiva em que os internautas podiam escutar trechos do livro narrado pelo elenco de atores da Globo ou o próprio usuário podia ele mesmo gravar sua voz narrando um trecho da obra de sua escolha.

    Mil Casmurros tornou-se um case de sucesso para emissora, tanto que garantiu em 2006 a agência LiveAD um prêmio na categoria Pomoção (PR) no festival de publicidade mais laureado do mercado publicitário, o Cannes Lions.

    Confira o vide case de Mil Casmurros:


    Em Dois Irmão, a emissora tem a ideia de aproximar o publico da literatura e pretende, no futuro, usar seu perfil no Medium para complementar o conteúdo de outras produções da emissora.

    Fontes:

    http://adnews.com.br/midia/tv-globo-cria-acao-em-parceria-com-o-medium.html

    https://medium.com/doisirm%C3%A3os/booktubers-participam-do-projeto-assistaaesselivro-b3612ed8802f#.pq8h7qghe

    http://www.b9.com.br/6439/diversos/cannes-lions-2009-mil-casmurros-video-case/

    http://exame.abril.com.br/marketing/cases-marcantes-de-social-media-no-brasil-segundo-ian-black/
  • 0 comentários:

    Postar um comentário