• Dia Dos Namorados No Brasil: Invenção de Um Publicitário, Pai de João Dória

    publicitário Agripino da Costa Doria Neto, (pai de João Doria Jr), que ajudou a instituior o dia 12 de junho como data exclusiva e oficila do dias dos namorados no Brasil

    O dia dos namorados aqui no Brasil poderia ser uma festa só, já que em quase todo mundo a data se comemora em 14 de fevereiro, dia São Valentin.



    Mas, em nosso carnaval os relacionamentos são, digamos, mais passageiros, por aqui, comemoramos em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, conhecido por ter em seu portfólio de milagres, a graça de ser casamenteiro.


    Porém, apesar de parte de nossa população ter uma cultura católica, o dia dos namorados em 12 de junho foi motivado por nossa cultura consumista/capitalista, algo que sempre mexeu muito com nossos corações e bolsos.


    Tudo começou em junho de 1949, quando o publicitário Agripino da Costa Doria Neto, (pai de João Doria Jr, atual prefeito de São Paulo) criou com sua equipe uma campanha publicitária para loja A Exposição Clipper, localizada no Largo Santa Cecília, em São Paulo.



    O Desafio eo Briefing

    Os negócios não estavam indo bem para A Exposição Clipper e a empresa resolveu contratar uma agência publicitária, dando a ela a missão de criar novas estratégias para aquecer as vendas.





    A pesquisa e o Planejamento

    Entra em cena, Agripino, que viu que na época de junho, meio do ano, as vendas do comercio eram muito baixas, pois era um mês sem qualquer data comemorativa como dia das mães (maio), dia dos pais (julho).

    Com isso, o Pai de João Doria desenvolveu uma campanha completa com o apoio da Federação do Comércio.

    O conceito

    O dia 12 de junho foi escolhido como Dia dos Namorados, justamente por ser véspera da festa do de Santo Antônio, conhecido por ser um santo "casamenteiro", tradicionalmente seguido no nordeste do país, local de nascimento de Doria.

    E a campanha laçou não só os corações paulistanos, com o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”, como também trouxe para agência uma das coisas que os publicitários mais gostam de ganhar, além de muito dinheiro e status:

    Doria ganhou o prêmio de “agência do ano”.

    Abaixo, imagens e algumas peças de anúncios criados para campanha:





    Além disso, no ano seguinte, o 12 de junho passou a ser o Dia dos Namorados em todo o Brasil seguindo a tendência criada por ele em de São Paulo.

    Fontes:

    http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/foi-sao-paulo-que-fez/

    http://www.editoracontexto.com.br/blog/por-que-no-brasil-o-dia-dos-namorados-e-em-junho/

    http://www.saopauloantiga.com.br/galpao-a-exposicao-clipper/

    http://brasileiros.com.br/2016/06/dia-dos-namorados-um-feriado-comercial-com-apelo-religioso/

    https://www.ideafixa.com/oldbutgold/quem-inventou-o-dia-dos-namorados



  • Um comentário: