• Gil do Vigor na Propaganda do Santander - Olhares Perdidões

    Gilberto Nogueira - Economista O Gil do Vigor No comercial do Santander
    Gilberto Nogueira - Economista O Gil do Vigor No comercial do Santander


    Esse olhar de #GildoVigor é pura perdição. Olha bem. Em meio a tantos olhares, assistindo ao tradicional intervalo do Fantástico nesse domingo, 23/05/2021, foi demais pra muitos capturar a alegria, simpatia e inteligência desse homem que não se cabe em si mesmo.

     

    Gil é performático, doutor em espontaneidade e em Economia, e com bolsa para PhD na Universidade da Califórnia, tanto que o comercial já o posiciona com título de Gilberto Nogueira - Economista.

     

    Olhar perdido?

     

    Quem se perdeu mesmo foram as lentes das câmeras e dos óculos do Dir. Fernando Meireles, que não souberam lidar com a presença vigorosa de Gil, que fez sua linguagem presencial ditar a narrativa lírica do comercial.

     

    Gil soube jogar como ninguém com as câmeras da casa mais vigida, o que seria circular ao redor da chama do Santander e vender bem a promessa e produto do banco?


    Aliás, está uma análise que explica parte da linguagem adotada pelo filme publicitário, o de alguém que acabou de sair do Big Brother, ainda busca qual o melhor enquadramento e, o público é quem estranhou a confusão.

     

    Perdidos e sem reação, ficaram os de olhares normativos, ao assistirem a quebra estética de um garoto propaganda de banco afetar positivamente toda a ordem vigente do que é vender banco.

     

    Nada de engravatadinho, com voz empostada. Nada contra, mas dessa vez, aqui coube posicionar uma Indignação alegre e liberal, com sotaque arretado, um show só.



     


    O texto da propaganda diz:


    - Eu quero ser presidente do Banco Central, e já estou com o Santander prá ajudar vocês e tuas finanças. Vocês sabiam que o sistema bancário vai mudar? Por isso, estou aqui para falar de Open Banking. É fácil, é transparente, é liberdade pra você deixar o seu dinheiro com que te oferecer as melhore condições. A mudança só vem em julho, mas como no Pix, o Santander avisa antes, prá você se preparar e vigorar. Faça já seu pré-cadastro. Quem não se posiciona, acaba sendo posicionado...aliás, por que sô Open Banking!? Sou a favor de tudo open: mercado financeiro, tecnologia, tudo livre, open. O Mundo tem que ser open. Brasilll.


    Gil soube bem ocupar os lugares da propaganda, assim como fez no palco do #BBB. E indo além do obvio e necessário anuncio do iogurte da Vigor.





    Quem gostou, ainda teve publi do chocolate Bis.





    Nossa dose de sugestão:


    Nessa peça, poderia explorar as diversas facetas da Inteligência Gent& Gil. Imagine vários Gil's e suas variadas formas vigorosas, ocupando o circular estúdio do Santander:

     

    O Gil candidato a Vaga de Presidente do #BancoCentral; O Gil especialista em Economia, falando das mudanças no sistema bancário; O Gil moderno falando do Open Bank e o Gil Do Vigor, a persona principal, que aparece pra "posicionar" todos os Gil's a falarem que, liberdade é ser "Open" é para além do Bank. O mundo tem que ser Open. E numa cena só todos os Gils perfomariam um Vigoroso e estrondoso "Brasillll", que só os Gils, juntes, sabem fazer.

     

    Do jeito que se decidiu que o comercial fosse, conseguiu o barulho esperado. Mas poderia amplificar muito mais, sem que velasse nada, mas sim, escancarando e dando toda pinta de todo potencial Vigor desse homem, que merece muito mais espaço para abrir olhares e pensamentos.



    Elidio Santos

    Elidio Santos
    Poeta | Escritor Criativo | Especialista em Redação Publicitária e Criação de Narrativas | Inventor dos heterônimos Manay Deô | Salatiel | Aristiliano | Canistro Balthamos | Solenildo | Aster Yrota | Co-Criador do Canal no YouTube Dose Publicitária
    Fale com Elidio Santos - > 📬 elidio.publicitário@gmail.com
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    NAVEGUE PELOS TEMAS DA NOSSA PROGRAMAÇÃO

    _____________________