-->

  • Olhe Esses Logos com Atenção: Quanto mais Branca a Marca, menor é a Diversidade da Empresa

    Você consegue ver o nível de desigualdade racial das marcas que você reconhece aqui? 
    A PROPOSTA DESSA INICIATIVA É DEIXAR VISÍVEL
    A DESIGUALDADE RACIAL DAS MARCAS
    Projeto True Colors revela para o público o status racial e de gênero de grandes empresas

    Na luta contra as desigualdades raciais e de gênero, muitas empresas passam a apoiar movimentos e causas, se apropriando de discursos em propagandas esteticamente bem realizadas e com textos impecavelmente redigidos.

    Constatar isso é fácil. Para mencionar exemplo recente, basta observar quantas marcas nos Estados Unidos (e algumas aqui no Brasil), passaram a se posicionar como antirracistas, apoiando a causa #BlackLivesMetter / #VidasNegrasImportam após a trágica morte de George Floyd nos Estados Unidos.

    Nós, enquanto consumidores da boa publicidade, batemos palmas em catarse, diante da criatividade em anúncios, comerciais e postagens nas redes sociais usadas para criticar o status quo vigente na sociedade.

    Mas, sempre vem uma pulga atrás da orelha do olhar crítico, ser o chato do rolê questionar: será que essa empresa é diversa só da propaganda para fora? Por dentro, a diversidade faz parte da cultura da marca ou é só puro oportunismo prá vender mais?

    O projeto chamado True Colors vem com o propósito de escancarar de maneira visual, o percentual, em números, da desigualdade racial de grandes empresas. A iniciativa é um projeto paralelo, criada pela equipe da Goodby Silverstein & Partners e liderado pela diretora de arte Eleanor Rask e o redator Trevor Joplin (ambos, pessoas brancas também).

    Enquanto a sociedade americana continua a debater e enfrentar a luta racial, O True Colors foi amaneira encontrada para que os criativos envolvidos tomassem a própria iniciativa de contribuir com o debate publico do tema, tendo em vista o recorte racial na liderança das grandes corporações atendidas pelo mercado publicitário.

    No perfil no Instagram, @truecolors.official, as postagens tem um padrão estético de um quadro com moldura com degrade colorido (como que representando a diversidade que está a margem) e no centro da pintura, está o logo da marca, pintada com uma tonalidade de branco proporcional a sua ausência de igualdade.

    Quanto mais branco, maior é número de pessoas brancas em cargos de liderança, tomando decisões e, consequentemente. Em outras palavras, é como a assinatura do projeto diz em tom provocativo: E se os logotipos das marcas fossem tão brancos quanto suas lideranças?

    O número que sobra dessa conta (quando sobra) representa a quantidade de pessoas de outras etnias ( e de gênero, por assim dizer) ocupando os mesmos cargos de importância na corporação.

    Em depoimento ao ADWEEK, Eleanor Rask explica um pouco como surgiu a ideia do projeto, e aponta que "muitas marcas estão se manifestando, dizendo que a vida negra é importante. Então, decidimos fazer uma pesquisa para ver se as marcas podem acompanhar a conversa. O que descobrimos foi que muitas empresas são dirigidas principalmente por brancos, e foi isso que desencadeou a ideia.

    No perfil alvo do True Colors, estão marcas famosas como Nike, que estreou a primeira publicação do projeto, que possui 85% de pessoas brancas, tomando decisões na empresa.


    A Adidas, sua tradicional concorrente no segmento esportivo, chega a marca de 100% (quase não dá para ver a logo, de tão branco), superando a rival e batendo recorde de desigualdade e representatividade racial de todas as corporações até agora analisadas pelo projeto.



    A empresa Lyft é, até o momento, é a que possui o menor percentual, 55%, mas, ainda assim, permanece também tendo a maioria de pessoas brancas na alta hierarquia de cargos.




    Elidio Santos
    ElidioSantos
    Poeta | Escritor Criativo | Especialista em Redação Publicitária e Criação de Narrativas | Inventor dos heterônimos Manay Deô | Salatiel | Aristiliano | Canistro Balthamos | Solenildo | Aster Yrota | Co-Criador do Canal no YouTube Dose Publicitária
    Fale com Elidio Santos - > 📬 elidio.publicitário@gmail.com
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Doses em destaque

    Postagens mais visitadas

    Postagens mais visitadas